Corrupção na Copa

71% dos brasileiros temem corrupção em obras da Copa, revela pesquisa

O brasileiro está receoso de que parte do dinheiro público usado para financiar as obras de adequação do Brasil para a Copa do Mundo vá parar em bolsos privados. É o que concluiu uma pesquisa inédita da Hello Research que investigou as expectativas da população quanto à preparação e realização da Copa de 2014 no Brasil.

“O jogador Neymar (nada tenho contra), parece estar sendo preparado pela mídia como um novo herói do povo assim como fizeram com Pelé no período da ditadura. O povo precisa de ídolos, de algo que preencha o espaço vazio dos roubos, corrupção que este governo sempre viveu e nada melhor do que dentro do futebol. O verdadeiro “pão e circo” romano dos dias atuais.”. – Artigo de: Missionário Rafael Alencar

 

Algumas opiniões sobre o assunto:

 

Renato César de Oliveira Moreira • Rio de Janeiro

“Cada grande evento no Brasil é uma oportunidade para os ladrões (federais, estaduais e municipais) “meterem à mão” no erário. No pensamento destes crápulas, que se dane se as obras são seguras, eficientes e duradouras. O que estas ratazanas querem é seu quinhão neste tesouro gordo e fácil, tarefa que é facilitada pela falta de fiscalização do brasileiro, a maioria não está nem ai. Tem-se futebol, praia, bolsa família, etc. então ta tudo certo! Para que se preocupar com a educação, com a saúde, com o transporte, com a segurança,… O Brasil é o país de tolos de chuteiras!”.

 

Edite Abreu • UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina

“Acessibilidade que é preciso, NADA.”

 

Imagem

“A corrupção está inserida em que qualquer nível operacional, ou seja, da venda de um biscoito, até a construção de uma cidade”.

A história das Copas do Mundo ensina que receber o torneio aumenta as chances de vitória da seleção que joga em casa. Nas últimas edições, porém, esse retrospecto vem sendo contrariado – nas últimas três décadas, apenas a França, em 1998, festejou a conquista de um Mundial como país-sede. Outro benefício atribuído à realização de uma Copa é o impulso no crescimento econômico da nação que acolhe a festa. Esse efeito positivo, no entanto, também provoca controvérsia: para muitos economistas, o reforço no PIB no ano do Mundial acaba sendo pulverizado nos anos seguintes, quando os lucros colhidos com o evento desaparecem e sobram apenas as contas deixadas pelas obras monumentais exigidas pela Fifa. Existe, ainda, outro desdobramento comum de uma Copa em casa, algo que causa um impacto mais evidente e imediato, ainda que seja mais difícil de ser mensurado. Trata-se de uma injeção poderosa de confiança e orgulho nacional, que desperta na população um clima de euforia pela chance de desfilar o sucesso de seu país diante do resto do planeta. Depois do oceano de bandeiras tricolores que cobriu a Alemanha em 2006 e do rugido das “vuvuzelas” que uniu a África do Sul em 2010 (leia mais no quadro no fim do texto), a Copa do Mundo corre o risco de amargar seu anticlímax em 2014 – justamente num lugar fascinado pelo futebol e, segundo consta, especialista em fazer uma grande festa. Se depender das expectativas atuais da torcida, o Mundial do Brasil será uma estrepitosa decepção, talvez até um vexame internacional. Pouca gente se sente satisfeita com a Copa. “Cada vez mais pessoas perdem a ansiedade para ver o maior evento esportivo de o planeta acontecer em seu próprio país.”

Fontes:

http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/
http://www.lancenet.com.br/copa-do-mundo/

15 comentários sobre “Corrupção na Copa

  1. Estão investindo muito na copa, nos jogadores e estão esquecendo do que mais deveria ter valor, como saúde, educação. Acho também que o Brasil não estava preparado para copa, mas já que dizem que Brasil é o país do futebol, nos resta esperar.

  2. Muito bom esse post ele fala a verdade do país que esta roubando muito dinheiro com essa copa. Investindo com a copa mas esquecendo dos hospitais e das escolas

  3. Na minha opinião o post foi sim muito informativo , mas também acredito que todo o dinheiro que está sendo gasto , poderia ser utilizado me outras coisas como : Hospital , Escolas …

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s