Classificada, Itália precisa provar que pode lutar pelo título no Brasil

Classificada para a Copa do Mundo após vencer a República Tcheca por 2 a 1, em Turim, a Itália mescla alguns integrantes da geração campeã do mundo em 2006 com jogadores que ainda precisam mostrar poder de decisão. No primeiro grupo estão o goleiro Buffon e os meias De Rossi e Pirlo, e no segundo estão astros como Balotelli e El Sharaawy.

Como em quase todas as outras Copas, a Itália se classifica sob o signo da desconfiança. Por mais que seja sempre apontada como uma das favoritas, não tem fulgurantes novos talentos como a Bélgica ou a Alemanha, não exibe um belo futebol como a Espanha e ainda falta mostrar mais força na hora de decidir. Dois exemplos recentes podem indicar quais devem ser as pretensões da Itália no Brasil no ano que vem.

O primeiro é a Eurocopa 2012. Na primeira fase, no tradicional estilo italiano, a seleção empatou com Espanha e Croácia e deixou para se classificar no último jogo, contra a Irlanda. Nas quartas-de-final, depois de um 0 a 0 contra a Inglaterra, a classificação veio nos pênaltis. Nas semifinais, Balotelli brilhou e fez os dois gols da vitória sobre a Alemanha. Na final houve um reencontro com a Espanha. Porém, quando se esperava mais dele e do resto do time, a Azzurra foi goleada por 4 a 0 e não mostrou qualquer poder de reação em campo.

Na Copa das Confederações, ganhou na primeira fase de México e Japão pela diferença de apenas um gol (2 a 1 e 4 a 3, respectivamente), e perdeu para o Brasil por 4 a 2. Nas semifinais, ficou no empate por 0 a 0 com a Espanha e caiu nos pênaltis. Acabou ficando com o terceiro lugar ao vencer o Uruguai nos pênaltis, após empatar por 2 a 2. Balotelli marcou apenas dois gols na competição.

A classificação sem sustos, de maneira invicta até agora, e com duas rodadas de antecipação mostra que a Itália continua forte e pode chegar longe. Os veteranos continuam jogando em alto nível, principalmente Buffon e Pirlo, ambos em boa fase na Juventus. Mas para pensar no título os novos astros precisam provar sua força na hora da decisão. Até agora, eles falharam.

Fonte: http://copadomundo.uol.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s